A transferência de energia sem contacto tornou-se indispensável nos processos de produção modernos, onde é necessário percorrer grandes distâncias a alta velocidade. Isto porque torna supérflua a utilização de sistemas de correntes de arrasto complexos e incómodos.
Com a transferência de energia sem contacto, a energia é fornecida continuamente através de um condutor de linha ao longo da rota de transporte ou através de pontos de carregamento estacionários, onde, por exemplo, os veículos autónomos podem recolher a sua energia de forma selectiva e, em seguida, mover-se livremente no espaço. A energia é transmitida de forma indutiva e sem fios através de um entreferro.
A base física mais importante para a transferência de energia sem contacto é o eletromagnetismo. Este resulta de uma combinação de campos magnéticos e elétricos. Por si só, estes campos são estáticos e, portanto, limitados ao local onde são gerados. No entanto, se os campos magnéticos e elétricos interagirem, podem deixar o seu local de origem sob a forma de campos eletromagnéticos alternados.
Estes campos eletromagnéticos alternados são utilizados para a transferência de energia sem contacto. A energia é transferida de uma bobina primária para uma bobina secundária. Em princípio, a bobina primária está ligada a uma tensão eléctrica externa. E um campo magnético alternado é gerado pelo fluxo de corrente de entrada. Se a bobina secundária for então aproximada da bobina primária sem contacto direto - ou seja, sem contacto - este campo alternado transmite uma tensão alternada à bobina secundária.
É importante saber que as flutuações na nossa rede elétrica são completamente normais. Toda a gente sabe isto em casa: é domingo à hora do almoço e as pessoas estão a cozinhar em casa. O fogão demora um pouco mais a aquecer ou aumenta-se o elemento de controlo. Dependendo do sítio do mundo onde se está, estas flutuações da rede podem ser mais ou menos amplificadoras e podem mesmo levar a falhas de alimentação.
A indústria também tem de lidar com essas flutuações da rede e falhas na alimentação de corrente, uma vez que estas podem ter um impacto negativo significativo na disponibilidade do sistema.
É aqui que as soluções especiais de armazenamento de energia para a indústria - como as nossas Solution+ para acionamento MOVI-DPS® - podem ajudar a garantir um elemento de controlo estável para os sistemas. A energia eléctrica é memorizada em condensadores de armazenamento e depois disponibilizada quando necessário.
Muito segura com a SEW-EURODRIVE! Graças ao SAFS, uma função de segurança especialmente desenvolvida pela SEW-EURODRIVE para desconexão segura da transferência de energia. A abreviatura significa "Safe AC Field Stop" (AC = corrente alternada).
A nossa tecnologia MOVITRANS® dispõe desta função de segurança única para evitar que as pessoas fiquem sob a influência de campos eletromagnéticos invisíveis. A função SAFS garante que o campo magnético é desconexão segura se não houver nenhum veículo móvel para carregar na secção condutora da linha ou num ponto de carregamento, ou se este não estiver a ser utilizado. A função SAFS está em conformidade com a norma ISO 13849 no nível de desempenho d (abreviatura PL d) ou com a norma IEC 61800-5-2 para sistemas de acionamento.
Isto pode ser utilizado com vantagem, por exemplo, quando a secção condutora da linha/pontos de carregamento não estão a ser utilizados ou para fins de manutenção do veículo.
Sempre que é necessário percorrer distâncias maiores sem sistemas de correntes de arrasto, sistemas de carris condutores e instalações rígidas no solo, como transportadores de correia, que obstruem e exigem manutenção intensiva, a nossa solução MOVITRANS® line para a transferência de energia sem contacto é a escolha ideal. Silenciosa, sem desgaste e de baixa manutenção.
Se, por outro lado, os sistemas de assistência móveis ou os movimentadores de pessoas, por exemplo, se devem deslocar livremente pelo espaço, independentemente de distâncias fixas, a energia tem de ser transferida seletivamente para uma unidade de armazenamento de baterias ou condensadores. É aqui que entra a nossa solução: MOVITRANS® spot garante uma transferência de energia perfeita e sem contacto. Limpo, sem desgaste e de baixa manutenção - ideal também para áreas críticas, nas quais a contaminação causada pela transferência de energia deve ser evitada.
O complemento perfeito para as soluções MOVITRANS com transferência de energia sem contacto: a Fonte de alimentação MOVI-DPS A fonte de alimentação MOVI-DPS® com os seus componentes permite uma gestão inteligente da potência e da energia em aplicações móveis e fixas. Isto protege o seu sistema contra oscilações da rede elétrica ou falhas de alimentação e garante a máxima disponibilidade. Ao mesmo tempo, a potência da rede eléctrica é apenas a necessária.
A transferência de energia sem contacto tornou-se indispensável nos processos de produção modernos, onde é necessário percorrer longas distâncias a alta velocidade. Isto porque torna supérflua a utilização de sistemas de correntes de arrasto complexos e incómodos.
Com a transferência de energia sem contacto, a energia é fornecida continuamente através de um condutor de linha ao longo da rota de transporte ou através de pontos de carregamento estacionários, onde, por exemplo, os veículos autónomos podem recolher a sua energia de forma selectiva e, em seguida, mover-se livremente no espaço. A energia é transmitida de forma indutiva e sem fios através de um entreferro.
A base física mais importante para a transferência de energia sem contacto é o eletromagnetismo. Este resulta de uma combinação de campos magnéticos e elétricos. Por si só, estes campos são estáticos e, portanto, limitados ao local onde são gerados. No entanto, quando os campos magnéticos e eléctricos interagem, podem deixar o seu local de origem sob a forma de campos electromagnéticos alternados.
A transferência de energia sem contacto utiliza esses campos eletromagnéticos alternados. A energia é transferida de uma bobina primária para uma bobina secundária. Em princípio, a bobina primária está ligada a uma tensão elétrica externa. E um campo magnético alternado é gerado pelo fluxo de corrente de entrada. Se a bobina secundária for então aproximada da bobina primária sem contacto direto - ou seja, sem contacto - este campo alternado transmite uma tensão alternada à bobina secundária.
É importante saber que as flutuações na nossa rede elétrica são completamente normais. Toda a gente sabe isto em casa: é domingo à hora do almoço e as pessoas estão a cozinhar em casa. O fogão demora um pouco mais a aquecer ou aumenta-se o elemento de controlo. Dependendo do sítio do mundo onde se está, estas flutuações da rede podem ser mais ou menos amplificadoras e podem mesmo levar a falhas de alimentação.
A indústria também tem de lidar com estas flutuações da rede e falhas na alimentação de corrente, uma vez que estas podem ter um impacto negativo significativo na disponibilidade das instalações.
É aqui que as soluções especiais de armazenamento de energia industrial - como as nossas "Drive Power Solution++" MOVI-DPS®contribuem para o elemento de controlo de uma alimentação de energia estável das instalações. A energia elétrica é memorizada em condensadores de armazenamento e, em seguida, disponibilizada novamente conforme necessário.
Muito segura com a SEW-EURODRIVE! Graças ao SAFSuma função de segurança especialmente desenvolvida pela SEW-EURODRIVE para desconexão segura da transferência de energia. A abreviatura significa Paragem segura da corrente alternada (AC = corrente alternada).
A nossa tecnologia MOVITRANS® possui esta função de segurança única para evitar que as pessoas fiquem sob a influência de campos eletromagnéticos invisíveis. A função SAFS garante que o campo magnético é desconexão segura se não houver nenhum veículo móvel para carregar na secção condutora da linha ou num ponto de carregamento, ou se este não estiver a ser utilizado. A função SAFS está em conformidade com a norma ISO 13849 no nível de desempenho d (abreviatura PL d) ou com a norma IEC 61800-5-2 para sistemas de acionamento.
Isto pode ser utilizado com vantagem, por exemplo, quando os condutores de linha/pontos de carregamento não estão a ser utilizados ou para fins de manutenção do veículo.