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Não há como discutir gostos quando se trata da aparência da carroçaria de um carro, mas quando se trata da sua função mais importante, proteger os passageiros o melhor possível, todos concordam. Para garantir a segurança dos passageiros, a carroçaria do carro deve ser rígida à torção e os outros componentes devem estar firmemente fixados a ela.
Uma carroçaria segura e estável é criada por inúmeros pontos de soldadura na carroçaria, nas portas, no capot, etc. Cada componente contribui para a rigidez do veículo e, consequentemente, para a segurança dos ocupantes. Estas juntas soldadas por pontos são atualmente produzidas de forma totalmente automática, com precisão e qualidade constantes.
É exatamente aqui que servo-fusos são utilizados. Estes asseguram que a pistola de soldadura gera uma força uniforme. Para que uma soldadura por pontos cumpra os requisitos de qualidade, os eléctrodos de soldadura devem pressionar constantemente o metal de solda com uma força definida durante cada processo de soldadura e manter a força durante o processo. A precisão de repetição, a fiabilidade do processo e a durabilidade são são critérios de qualidade tão importantes para o acionamento da pinça de soldadura utilizada como os pontos de soldadura colocados de forma limpa sem danificar as superfícies circundantes; ou seja, não ocorrem salpicos de soldadura quando uma aplicação de pinça de soldadura está a funcionar de forma ideal.
A conceção mecânica dos nossos servo-fusos é variável, consoante pinças em X ou em C para encaixar exatamente no respetivo desenho da pistola de soldadura.
O design dos servo-fusos depende de:
As opções flexíveis para o feedback do motor, a atribuição de pinos e os sensores de temperatura permitem a operação plug-and-play nos sistemas de controlo líderes de mercado para robôs de soldadura.
Existem duas variantes para a integração de servo-fusos eléctricos:
Critérios de conceção/seleção | Convencional | Padrão de mercado | Preparado para o futuro | |
Cilindro pneumático | Parafuso de rolos planetário com lubrificação com massa lubrificante | Soluções da SEW-EURODRIVE Fusos de esferas com lubrificação patenteada em banho de óleo | ||
Vida útil | Dependendo da manutenção | Dependente da lubrificação | Vida útil | |
Vida útil Velocidade | Até 3 m/s | Até 1,5 m/s | Até 0,75 m/s | |
Necessidade de espaço e peso | Baixo | Média | Médio | |
Nível de ruído | Alto | Médio | Baixo | |
Eficiência energética | 7 - 10 % 1 | 60 - 80 % 2 | 86 - 92 % | |
Precisão da força | Baixa | Sensor de força necessário | +/- 150 N | |
Precisão de posicionamento | Média | Alta | Alta | |
Manutenção | Manutenção regular dos vedantes a cada 1,2 milhões de ciclos | Relubrificação regular a cada 2 milhões de ciclos | Livre de manutenção para toda a vida | |
Controlabilidade no processo (velocidade, força, comportamento de arranque) | Sem controlo de velocidade | Controlabilidade média, efeito de deslizamento no início do curso | Controlabilidade simples e precisa | |
Impacto ambiental | Eficiência muito baixa1 | Maior necessidade de massa lubrificante, baixo rendimento | O óleo usado só se acumula no fim da vida útil, eficiência muito elevada | |
Estabilidade caraterística ao longo da vida útil, com mudanças de temperatura, etc. | Risco de fugas no sistema de ar comprimido, a velocidade depende do ar comprimido | Muito boa estabilidade, independente da temperatura | Muito boa estabilidade, independente da temperatura | |
Dispositivos adicionais necessários | Alimentação de ar comprimido, redutores de pressão, sensores, unidade de controlo pneumático | Cabos para feedback do motor e alimentação eléctrica, servo controlador, ferramentas de relubrificação local | Cabo para a realimentação e alimentação do motor, servo conversor | |
Qualidade do ponto de soldadura | Precisão da repetição, posicionamento e controlo da força dependentes da fuga de ar, design menos precisamente controlável | Elevada precisão de repetição, posicionamento e controlo da força | Elevada precisão de repetição, posicionamento e controlo da força | |
Fiabilidade do sistema global | Aprox. 11 milhões de ciclos com testes e vedação regulares | 15 milhões de ciclos com mudança de lubrificante após 7,5 milhões de ciclos | 20 milhões de ciclos |
Servo-fuso elétrico Tamanho | Curso | Máximo taxa de alimentação | Força de alimentação máxima | Durável Força de avanço | Peso |
mm | m/s | kN | kN | kg (com comprimento de curso de 160 mm) | |
50 | 70 - 600 | 0.75 | 2.65 - 8 | 0.6 - 3.2 | 5.8 - 13.6 |
63 | 60 - 600 | 0.45 | 10 | 2.4 - 5.2 | 8.8 - 18.6 |
71 | 100 -1200 | 0.45 | 18 - 24 | 6.2 - 12 | 21.6 - 48.7 |
Servo-fuso | A | B | H | Y | L |
50 Comprimentos S/M/L | 73 | 217 | 70 / 100 / 150 / 200 / 300 / 400 / 600 | 221.5 / 251.5 / 301.5 / 351.5 / 451.5 / 581.5 / 781.5 | Comprimento total S: 174,5 Comprimento total M: 223,5 Comprimento total L: 262,5 |
63 Comprimentos S/M/L | 88 | 245.5 | 60 / 100 / 160 / 180 / 200 / 400 / 600 | 235.5 / 275.5 / 335.5 / 355.5 / 375.5 / 607.5 / 807.5 | Comprimento total S: 252.8 Comprimento total M: 302.8 Comprimento total L: 352.8 |
71 Comprimentos S/M/L | 115 | 295 | 100 / 160 / 200 / 400 / 600 / 800 / 1000 / 1200 | 326 / 386 / 426 / 686 / 886 / 1146 / 1346 / 1546 | Comprimento total S: 229 Comprimento total M: 254 Comprimento total L: 304 |
Servo-fuso | A | B | H | Y | L |
Tamanho 50 Comprimentos S/M/L | 73 | 120.7 | 70 / 100 / 150 / 200 / 300 / 400 / 600 | 221.5 / 251.5 / 301.5 / 351.5 / 451.5 / 581.5 / 781.5 | Comprimento total S: 156,4 Comprimento total M: 195,4 Comprimento total L: 234,4 |
Tamanho 63 Comprimentos totais S/M | 88 | 245,5 | 60 / 100 / 160 / 180 / 200 / 400 / 600 | 235.5 / 275.5 / 335.5 / 355.5 / 375.5 / 607.5 / 807.5 | Comprimento total S: 163.7 Comprimento total M: 214.2 |
Tamanho 71 Comprimentos S/M/L | 115 | 295 | 100 / 160 / 200 / 400 / 600 / 800 / 1000 / 1200 | 326 / 386 / 426 / 686 / 886 / 1146 / 1346 / 1546 | Comprimento total S: 211 Comprimento total M: 236 Comprimento total L: 286 |