Motores lineares, movimento linear

Os nossos servomotores lineares SL2 ou cilindros elétricos CMS.. fornecem o movimento linear necessário em sistemas de automação altamente dinâmicos. Além disso, a série SL2 elimina componentes de transmissão mecânica e peças de desgaste. Graças aos rotores de íman permanente, os nossos cilindros elétricos apresentam um aumento de potência cinco vezes mais rápido que os cilindros pneumáticos convencionais e livres de manutenção graças à sua lubrificação por banho patenteada. Convença-se!

O que são motores lineares?

Um motor linear é uma solução de acionamento que difere de um motor rotativo: Ao contrário de uma máquina rotativa, um motor linear não gera movimento de rotação para o objeto acionado. Em vez disso, ele move o objeto em linha reta ou ao longo de um trilho curvo. Um motor linear é usado quando a dinâmica que um servomotor rotativo atinge é insuficiente e um movimento de translação direta (movimento linear) deve ser implementado em seu lugar. Esse é o caso, por exemplo, se as aplicações tiverem que ser acionadas diretamente (motores lineares) ou envolverem processos de ajuste precisos (cilindros lineares).

Como funciona um motor linear?

O princípio funcional dos motores lineares é derivado do princípio dos motores rotativos. Ao contrário dos acionamentos rotativos, a parte ativa que é alimentada com corrente é movida em um motor linear, enquanto a parte eletricamente passiva permanece em estado ocioso. Neste caso, "eletricamente passivo" significa que o campo magnético é geralmente produzido por ímenes permanentes que podem ser dispostos em qualquer ordem. As forças reativas devem ser absorvidas pela base da máquina ou pelo sistema.

Enquanto os motores rotativos requerem elementos de transmissão como correias, correntes ou similares para fazer um movimento de translação de um movimento rotativo indiretamente, os acionamentos lineares permitem que um movimento e forças de alimentação sejam implementados diretamente. Os motores lineares são, portanto, chamados de acionamentos diretos.

Os motores lineares podem atingir uma aceleração muito alta (de até 6 g) e velocidades de deslocamento de até 13 m/s (48 km/h). Como resultado, eles são especialmente adequados para uso em máquinas-ferramentas, sistemas de posicionamento e manuseamento.

Servomotores lineares da SEW‑EURODRIVE

A SEW‑EURODRIVE oferece soluções de acionamento de alta qualidade com os seus servomotores lineares síncronos SL2 praticamente sem desgaste e sem manutenção. Os acionamentos diretos com refrigeração por convecção ou de ar forçado são particularmente adequados para tarefas de manuseamento, aplicações de coleta e colocação e processamento síncrono. Conosco, pode adquirir motores lineares de primeira classe que são a combinação ideal para suas aplicações.

O que são cilindros lineares?

Cilindros lineares ou elétricos são agregados elétricos variáveis ​​que podem mover uma haste para fora e para trás em linha reta. Os cilindros elétricos também são uma alternativa de alto desempenho aos cilindros pneumáticos ou hidráulicos.

Nos cilindros elétricos, um motor elétrico serve como acionamento. Muitas vezes é um servomotor. Em alguns casos, o motor é acoplado a um redutor; geralmente, no entanto, o motor produz o movimento diretamente através de um fuso rosqueado. O fuso pode ser movido para dentro e para fora através da rotação no sentido anti-horário e horário. O movimento é restrito pelo próprio aplicativo e, às vezes, por um interruptor de limite. Cilindros elétricos podem ser usados ​​para forças de empuxo e/ou forças de compressão.

Em comparação com cilindros hidráulicos ou pneumáticos, os cilindros elétricos são muito fáceis de instalar, porque a energia só precisa ser fornecida na forma de corrente – não há necessidade de geradores de pressão caros. Os cilindros elétricos também são geralmente mais compactos do que os outros dois projetos e, portanto, são menos complicados de integrar. Além disso, geralmente obtém um custo benefício ao usar cilindros elétricos, pois toda a seção de alta pressão é dispensada (energia, preparação, mangueiras, etc). Enquanto os cilindros hidráulicos e pneumáticos ainda requerem pressão para manter uma posição quando em estado ocioso, os cilindros elétricos geralmente são autotravantes graças ao passo da rosca dos fusos. Isso permite que eles permaneçam em uma posição específica. Sua compacidade é alcançada das seguintes maneiras:

  • Graças a um fuso curto no design de série de eixos
  • Graças a um alto nível de integração do motor (e redutor)
  • Ou graças a um projeto de eixo paralelo no qual o motor é instalado acima dos fusos a serem acionados (e conectado pelo redutor, se necessário)
Imagem SEW

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