O nosso sistema modular dos motorredutores é orientado para a diversidade das suas áreas de aplicação. Escolha o acionamento ideal entre motoreedutores padrão, servo, ajustáveis, de aço inoxidável ou à prova de explosão.
O nosso sistema modular dos motorredutores é orientado para a diversidade das suas áreas de aplicação. Escolha o acionamento ideal entre motoreedutores padrão, servo, ajustáveis, de aço inoxidável ou à prova de explosão.
Um motorredutor é uma unidade homogénea e compacta composta por um redutor e um motor. Na tecnologia de acionamento elétrico produzida pela SEW‑EURODRIVE, também é sempre um motor elétrico. A ideia de um "agregado de unidade de engrenagem motora" pode ser rastreada até à patente do engenheiro de design e empresário Albert Obermoser, de Bruchsal, em 1928: ele inventou o "Vorlegemor" (motor redutor)
Desde então, o motorredutor foi desenvolvido cada vez mais e novos tipos de redutores foram inventados. Em termos de motores, a tecnologia de corrente contínua tornou-se menos importante, portanto, hoje em dia, os redutores são mais frequentemente combinados com motores CA ou servomotores.
O papel central do motorredutor é desempenhado pelo redutor e seus estágios redutores, os pares de engrenagens. Esses recursos transmitem a força do motor da extremidade de entrada para a extremidade de saída. O redutor funciona, portanto, como um conversor de velocidade e torque.
Na maioria dos casos de aplicação, o redutor diminui a velocidade de rotação do motor enquanto, ao mesmo tempo, transmite torques significativamente maiores do que o motor elétrico sozinho poderia fornecer. Pensando nisso, o projeto do redutor determina se um motorredutor é adequado para cargas leves, médias ou pesadas e para curtas ou longas horas de trabalho.
Referimo-nos a uma relação de redução ou relação de engrenagem com base em se uma unidade de engrenagem diminui ou aumenta a velocidade de entrada do motor (chamada de velocidade de entrada). A relação de velocidade i entre a velocidade de entrada e a velocidade de saída do redutor serve como uma medida disso.
Outra variável importante medida para um motorredutor é o torque máximo no lado de saída. Esse torque é especificado em newton metros (Nm) e é a medida da força do motorredutor e da carga que ele pode mover com essa força.
O principal fator na determinação do tipo de motorredutor é a direção da força de fluxo do redutor. Existem três designs básicos diferentes a esse respeito: redutores de eixos paralelos, redutores de ângulo reto e redutores planetários.
As aplicações possíveis para motorredutores são excepcionalmente variadas. Sem os motorredutores, toda a economia global pararia. Na produção industrial, eles dirigem um número incontável de linhas transportadoras, levantam e abaixam cargas e movem a mais ampla variedade de mercadorias diferentes de A para B em todos os tipos de sistemas.
Para citar apenas uma pequena fração de aplicações:
- Na indústria automóvel econtra motorredutores em todo o processo de fabricação, desde a prensa até a montagem final. Da mesma forma, na indústria de bebidas, onde eles movimentam garrafas, unidades de embalagem e engradados de bebidas e são usados nos enchimentos ou na separação de mercadorias vazias. Toda a empresa de intralogística depende de acionamentos, seja para armazenar, classificar ou fornecer mercadorias.
- O mesmo nos aeroportos, onde nada funcionaria sem motorredutorese os passageiros passariam horas inúteis esperando pelas suas malas na passadeira de bagagens.
- O manuseamento de máquinas e robôs, que exigem um alto nível de dinamismo e precisão, seria impensável sem servomotores.
- Por último, mas não menos importante, não haveria passeios de parque de diversões na indústria do entretenimento e a sensação de frio na barriga na montanha-russa provavelmente seria inédita.
R37 DRE90L4:
The gearmotor’s serial number is used, for example, to order appropriate replacement parts.
The mains frequency to which the gearmotor can be connected.
Ratio between the motor’s rated speed and the speed at the gear unit’s output shaft in rpm (revolutions per minute), depending on the nominal frequency applied (here 50 Hz).
Permitted voltage range in which the gearmotor can be operated:
Rated power and operating mode:
Permitted current range in which the gearmotor can be operated:
Phase shift angle with sinusoidal currents and voltages (AC motors)
Indicates how energy efficient the gearmotor is. When operating at 50 Hz, this gearmotor has an efficiency of 84% and is in line with IE2.
The mains frequency to which the gearmotor can be connected (here 60 Hz).
Ratio between the motor’s rated speed and the speed at the gear unit’s output shaft in rpm (revolutions per minute), depending on the nominal frequency applied (here 60 Hz).
Permitted voltage range in which the gearmotor can be operated:
Rated power and operating mode:
Permitted current range in which the gearmotor can be operated:
Phase shift angle with sinusoidal currents and voltages (AC motors)
Indicates how energy efficient the gearmotor is. When operating at 60 Hz, this gearmotor has an efficiency of 85.5% and is in line with IE2.
The thermal class or insulating material classification indicates the maximum temperature to which the insulation can be subjected at the rated power. In other words, the material used for the gearmotor’s insulating system can withstand temperatures up to the one indicated.
According to the nameplate shown here, the gearmotor complies with insulating material classification B and is designed for a max. temperature of up to 130°C.
The motor’s permitted overload factor in line with NEMA Section 12.51. Indicates how much above the indicated rated power the motor can be loaded without being damaged.
The factor by which e.g. the speed changes between the gear unit’s output and input sides.
i = 10.11: 1011 revolutions per minute on the gear unit would be converted into a speed of 100 revolutions per minute
"Nm 101/83" indicates the maximum output torque – 101 Nm with 50 Hz operation and 83 Nm with 60 Hz operation.
The spatial orientation in the room/system for which the gearmotor is designed. Depending on the mounting position, a different lubricant fill quantity (oil volume) and possibly an oil expansion tank may be required.
"CLP HC-460-NSF-H1 Lebmi.Öl/0,30 l" as displayed here means:
This gearmotor’s weight (here 29.108 kg)
"3~IEC60034" has the following meaning:
Degree of protection IP 54 has the following meaning:
Specifies the temperature conditions under which the gearmotor can be used. (here from -20 to +40 °C)
Se procura um motorredutor para uma tensão nominal específica on-line, logo descobrirá que há uma seleção muito ampla disponível. A maioria das pessoas procura motoredutores de 230 V ou 400 V. Geralmente, duas tensões são especificadas para um motoredutor, por exemplo “230 V / 400 V”. A tensão mais baixa, 230 V, especifica que uma fase do motor instalado (um enrolamento do motor) tem uma carga máxima de 230 V. 400 V é a tensão máxima que o condutor externo do motor pode suportar. Essencialmente, a operação em uma rede de 400 V requer uma conexão em estrela, enquanto uma conexão em delta deve ser usada para a tensão mais baixa (230 V). A chapa de características do motorredutor deve listar a faixa de tensão permitida para os dados nominais requeridos. A maioria das chapa de características dos motoredutores lista uma faixa de tensão ligeiramente maior porque as máquinas elétricas podem ter flutuações de tensão dentro de uma tolerância padronizada de +/- 5%.
As opções de combinação para os nossos motorredutores são tão diversas e extensas quanto os seus usos possíveis. Graças ao sistema modular completo desenvolvido pela SEW‑EURODRIVE, os nossos clientes têm acesso a milhões de opções e podem encontrar a sua solução de produto personalizada para qualquer necessidade. O objetivo do sistema modular é poder combinar o menor número possível de componentes na maior gama possível de produtos finais.
Os motorredutores da SEW-EURODRIVE são divididos nas seguintes categorias: motorredutores padrão, servomotores, motorredutores de sistema monotrilho eletrificado, motorredutores de velocidade variável, motorredutores de aço inoxidável e motorredutores à prova de explosão.
Os motorredutores standard apresentam uma impressionante variedade de tipos, a graduação ideal numa infinidade de tamanhos e a mais ampla gama de designs. Isso torna-os um acionamento essencial para o serviço pesado, especialmente adequado para produção e logística. Dependendo do nível de graduação do redutor, eles podem atingir altos torques de até 50.000 Nm.
Potência, velocidade e precisão. Estas são as principais características dos servomotores. Aqui também, o nosso sistema modular é a chave para desbloquear amplas opções de combinação e torna possível a mais diversa variedade de constelações de redutores e motores neste campo. O motorredutor ideal pode ser criado para cada exigência.
Quer combine o nosso servorredutor planetário PF.. ou servo-redutor helicoidal BF.. com servomotores síncronos CMP, servomotores assíncronos DRL.. ou motores CA DR..: Sempre, a interação especial entre motor e redutor oferece a resposta de acionamento exata adaptada à sua aplicação e requisitos.
Também pode criar combinações versáteis com os redutores da nossa linha padrão e os nossos servomotores para configurar e otimizar os acionamentos individuais na sua fábrica.
Para aplicações em que a velocidade de acionamento deve ser perfeitamente ajustada, os nossos motoredutores mecânicos de velocidade variável entram em ação. Este é o tipo de requisitos para correias transportadoras simples ou agitadores, por exemplo, com níveis de velocidade que precisam ser constantemente adaptados a diferentes sequências de processo. A velocidade pode ser facilmente ajustada usando um volante ou controlo remoto.
Para aplicações em áreas higiénicas de limpeza intensiva, o motorredutor deve suportar os produtos químicos utilizados e a humidade. Os nossos motorredutores de aço inoxidável resistentes a ácidos e alcalinos são projetados exatamente para esta finalidade. A sua superfície, otimizada para a limpeza, e o seu design fanless também garantem que nenhuma sujidade se aloje nas reentrâncias. E não perde nada em termos de poder. Quer escolha o motorredutor de engrenagens helicoidais RES.. em aço inoxidável ou o design do motorredutor cónico em aço inoxidável KES..: Esses motorredutores são especialmente robustos, duráveis e fáceis de manter, e o redutor cónico em particular não ocupa muito espaço.
A maioria dos nossos motorredutores e servomotores padrão estão disponíveis como motorredutores à prova de explosão que atendem aos regulamentos locais em todo o mundo. São, portanto, acionamentos potentes e seguros que fornecem o alto desempenho necessário mesmo em atmosferas potencialmente explosivas com ar e gás ou misturas de ar e poeira.
Tem um pedido específico e precisa de ajuda? Basta enviar-nos uma mensagem com as suas dúvidas. infosew@sew-eurodrive.pt