Conceção reduzida
graças ao design especial, reduzindo o peso e o comprimento do motor.
Grande variabilidade
permite a configuração personalizada de um freio e das suas opções para o motor.
Unidade de diagnóstico para controlo do funcionamento e do desgaste (opcional)
que fornece informações contínuas e sem contacto sobre o funcionamento e o desgaste de cada travão parcial.
Segurança funcional (opcional)
através da certificação em conformidade com a norma EN ISO 13849-1.
O nosso freio mecânico é um freio de disco eletromagnético operado por corrente contínua que é libertado eletricamente e aplicado através da força da mola. O freio engata se a alimentação de tensão for interrompida. Por conseguinte, cumpre os requisitos básicos de segurança.
O freio também pode ser desbloqueado mecanicamente se estiver equipado com um desbloqueador manual. A libertação mecânica é possível através de uma alavanca manual, que tem retorno automático, ou de um pino roscado bloqueável. O freio é controlado através de um controlador do freio, que está alojado na caixa de terminais do motor ou no quadro elétrico.
Todos os freios da série BE... têm um amortecimento de ruído especial e são particularmente silenciosos.
Graças à variabilidade do nosso sistema modular de freios, é possível escolher até 3 tamanhos diferentes de freios para montagem no motor pretendido. O binário de frenagem também pode ser variado através de diferentes conjuntos de molas. A variedade resultante de binários de frenagem também oferece uma solução para os seus requisitos.
Especialmente para os requisitos de segurança funcional, também é possível selecionar freios classificados como seguros do nosso sistema de travões modular, de acordo com a norma EN ISO 13849-1. Estes completam um sistema de travagem seguro que permite a realização das funções de segurança "travagem segura" e "paragem segura" de acordo com o nível de desempenho desejado (PL) - em operação horizontal até PL d e em operação vertical até PL c, de acordo com a EN ISO 13849-1.
Dependendo do binário de frenagem ou do trabalho defetuado pelo freio necessário, o nosso motor da série DR.../DRN/DR2... pode ser combinado com o freio BE... ideal. A fixação do freio nos motores a partir do tamanho 90 também oferece uma caraterística especial. O próprio freio é montado numa placa de fricção, que é simplesmente fixada ne flange. Isto significa, que é possível remover ou substituir facilmente a unidade sem abrir o motor e também trocá-la por um freio maior ou menor.
Os nossos freios também podem ser desbloqueados mecanicamente quando equipados com desbloqueador manual. Existem duas opções para o desbloqueador manual:
Dependendo dos requisitos e das condições de funcionamento, é possível selecionar diferentes sistemas de controlo dos travões para comandar os freios de disco com excitação CC. Todas as unidades de controlo do freio são protegidas contra sobretensão com varistores como padrão.
A tensão de alimentação para freios com ligação AC é fornecida separadamente ou retirada da rede de alimentação do motor na caixa de terminais. A alimentação a partir da tensão de alimentação do motor só é permitida para motores com uma velocidade fixa. Para motores comutação de polos e para operação com um conversor de frequência, a tensão de alimentação do freio deve ser fornecida separadamente.
Quando alimentado a partir da tensão de alimentação do motor, a tensão residual do motor atrasa a reação do freio. O tempo de atuação do freio t21 para a desconexão do lado da corrente alternada só se aplica a uma alimentação separada.
Outras opções para comandar o freio:
- Ligação direta de tensão contínua (alimentação DC)
- Ligação a instalações de campo, por exemplo, MOVIMOT®
- Ligação segura de acordo com a norma EN 13849
- Armários de comando da série BM...
Tipo de motor | Tipo de freio | Wtotal 106J | Faseamento do binário de travagem Nm | |||||||
[...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] |
DR..90 | BE1 | 120 | 5 | 7 | 10 | |||||
BE2 | 165 | 7 | 10 | 14 | 20 | |||||
BE5 | 260 | 14 | 20 | 28 | 40 | |||||
DR...100 | BE2 | 165 | 10 | 14 | 20 | |||||
| BE5 | 260 | 14 | 20 | 28 | 40 | 55 | |||
[...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] |
O tipo e o número de molas do freio utilizadas determinam o nível do binário de frenagem. Salvo pedido expresso em contrário, o freio, quando encomendado como freio único, é fornecido de série com o binário de frenagem máximo possível MBmax está instalado de série. Para motores isolados e motorredutores, o binário de frenagem padrão depende do binário nominal do motor e pode diferir do binário de frenagem máximo possível MBmax pode divergir. Graças a combinações adicionais de molas do freio, os binários de frenagem mais baixos MBred podem ser selecionados para o mesmo tamanho do freio.
Tipo de freio | MBmax Nm | Binários de travagem reduzidos MCriado Nm | Winspirar 106J | t1 10-3s | t2 10-3s | PB W | ||||||
BG | BGE | t2II | t2I | |||||||||
[...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] |
BE1 | 10 | 7.0 | 5.0 | - | - | - | 120 | 55 | 10 | 12 | 76 | 32 |
BE2 | 20 | 14 | 10 | 7.0 | 5.0 | - | 180 | 73 | 17 | 10 | 68 | 43 |
BE5 | 55 | 40 | 28 | 20 | 14 | - | 390 | - | 37 | 10 | 70 | 49 |
[...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] | [...] |
Uma combinatória completa pode ser encontrada nos respectivos Catálogos e manuais de motores da SEW-EURODRIVE.
Os acionamentos da SEW-EURODRIVE podem ser equipados opcionalmente com componentes classificados como seguros, como por exemplo, freios e/ou encoders.
Um freio integrado classificado como seguro é claramente identificado pelo logótipo FS, por exemplo, FS02, na placa de identificação do motor. Isto permite a realização de funções de segurança e a avaliação do seu nível de desempenho de acordo com a norma EN ISO 13849-1.
Funções de segurança com os nossos freios
Para complementar o sistema de travagem seguro, o nosso diagnóstico de travagem estático e dinâmico para o MOVI-PLC® está disponível.