O regulamento relativo à conceção ecológica explicado de forma simples

Tirar o máximo partido de um elemento fixo - é disso que trata a Diretiva "Conceção Ecológica". O tema não é novo em toda a UE, mas é ainda mais importante tendo em conta as alterações climáticas e os recursos limitados. Esta afirmação também é clara no Regulamento (UE) 2019/1781 relativo à conceção ecológica, completamente revisto, que se baseia na Diretiva 2009/125/CE relativa à conceção ecológica. A partir de 1 de julho de 2021, este regulamento terá um impacto notável no equipamento de máquinas e sistemas.

Ecodesign simplificado

Sabemos que as conversões associadas e mesmo os novos projetos custam tempo e dinheiro. Também sabemos que o trabalho vale a pena para a natureza e para a sociedade. Resumimos aqui o que será importante para a conceção ecológica no futuro e o papel que a SEW-EURODRIVE desempenhará.

Não queremos perder-nos nos pormenores de um regulamento jurídico, mas sim mostrar-lhe o que é necessário fazer e as vantagens para os fabricantes e utilizadores de máquinas e sistemas a longo prazo. Por isso, preferimos investir a nossa energia no aconselhamento personalizado para a conversão à medida da sua engenharia dos acionamentos e não deixá-lo sozinho com ferramentas de configuração complexas.

O que muda e o que fica connosco

Uma grande inovação do Regulamento de Conceção Ecológica é o facto de não considerar apenas os motores assíncronos standard com rotores em gaiola de esquilo, mas também os conversores de frequência. Também os conversores de frequência. Existem também requisitos para outras classes de motores que não faziam parte do regulamento da UE. Trata-se essencialmente de motores com potências inferiores a 0,75 kW, motores-freio e acionamentos para áreas à prova de explosão, que estavam excluídos do anterior regulamento na Europa. O expansão do horizonte de consideração para os conversores de frequência permite que o Regulamento de Conceção Ecológica revisto avalie literalmente melhor a conceção eficiente de eixos de acionamento completos. No passado, os críticos queixavam-se, com razão, de que a eficiência energética ao nível dos componentes nunca poderia ter o mesmo efeito que os sistemas otimizados de forma holística. Por isso, o regulamento está a recuperar o atraso e a eficiência energética dos conversores de frequência em aplicações com controlo de velocidade a partir de meados de 2021. sob o microscópio.

Nós facilitamos-lhe a vida

Em pormenor, o portfólio de produtos da SEW oferece acionamentos adequados já. Nas aplicações actuais, onde os motores DRS... eram anteriormente a primeira escolha, os nossos motores da série DRN... com classe de eficiência IE3 são adequados como sucessores para pequenas potências a partir de 0,12 kW ou para motores-freio. Estes excedem assim a classe IE2 exigida na Europa para pequenas potências até 0,75 kW. Os substitutos dos accionamentos à prova de explosão com motores EDRS... ou EDRE... são os nossos motores EDRN..., que também cumprem a classe de eficiência IE3 e estão em conformidade com a Diretiva ATEX 2014/34/UE.

Para funcionamento com inversor de 0,12 kW a 1000 kW, os motores economizadores de energia DRN... estão disponíveis com os nossos motores MOVIMOT®-Os conversores são ideais para ambos os produtos, uma vez que cumprem as normas de eficiência exigidas. No entanto, os conversores para a instalação em quadros eléctricos da série MOVITRAC®E MOVIDRIVE®.® e do sistema de automação modular MOVI-C® excedem os requisitos de eficiência energética do regulamento da UE e cumprem a classe de eficiência energética IE2.

Até à data limite de 1 de julho de 2021 Os motores assíncronos trifásicos de 8 pólos também serão incluídos nos regulamentos para a Europa: os motores DRN... de 8 pólos na gama de potências de 0,12 a 2,2 kW cumprem os requisitos estabelecidos pela Europa e otimizam o tamanho, a redução e o design dos redutores instalados em comparação com uma variante com motores trifásicos de 4 pólos. A partir de 1 de julho de 2023 os motores assíncronos monofásicos a partir de 0,12 kW devem satisfazer a classe IE2 e os motores assíncronos trifásicos de 75 a 200 kW devem satisfazer a classe IE4. Os motores de freio e à prova de explosão estão isentos deste requisito IE4 e apenas têm de cumprir a classe IE3.

O novo regulamento cria a possibilidade de substituir os motores utilizados em máquinas e sistemas por motores idênticos. Este regulamento de substituição é novo e é válido até 1 de julho de 2029 para os motores vendidos antes de 1 de julho de 2021 ou de 1 de julho de 2023 e abrangidos por requisitos de conceção ecológica mais rigorosos.

Como tornar as coisas mais fáceis para si

Para facilitar a mudança mantemos os nossos produtos e ferramentas actualizados para si e estamos constantemente a desenvolvê-los. Como habitualmente, pode selecionar o seu acionamento online no nosso configurador de produtos, que já terá em conta os novos requisitos e isenções.

A primeira fonte de informação sobre os regulamentos globais de eficiência energética é a nossa Guia IE está disponível em Online Support. No mesmo local, encontrará também um guia de conversão e uma calculadora de poupança de energia.

Desta forma, é fácil mudar para produtos que cumprem o novo regulamento da UE. Se tiver mais perguntas ou dúvidas, os nossos representantes de vendas terão todo o prazer em ajudá-lo em qualquer altura - o apoio está apenas a um telefonema de distância. O apoio está apenas a um telefonema de distância.

Ficar em forma

No vídeo tutorial estruturado de forma modular vídeo tutorial explica os requisitos mais importantes do Regulamento de Conceção Ecológica para motores e conversores de frequência no Espaço Económico Europeu, válido a partir de 1 de julho de 2021. São também apresentadas as alterações relevantes daí resultantes para os produtos da SEW-EURODRIVE afetados e respetivas aplicações.

Ficha de contacto Localizações Internacionais