Em movimento por tradição
Quando em 1931 um banqueiro de Baden funda a fábrica de motores elétricos do sul da Alemanha, ninguém poderia imaginar que esta se tornaria numa das empresas mais inovadoras na área da engenharia de acionamentos. Convidamo-lo para uma viagem através da nossa história.
-
1931
1931
SEW - potente desde o dia 1
Em 13 de junho de 1931, o banqueiro Christian Pähr funda a fábrica de motores elétricos do sul da Alemanha, SEW, em Bruchsal, no norte de Baden. Diversos motores elétricos e motorredutores, a serra de fita elétrica "Millicut", a plaina "Simplitt", a serra circular elétrica "Circut" e os motores para fresadoras "Poliglitt" formam o programa de produção do arranque.
Pähr já não assistiu ao grande sucesso da sua empresa. Apenas quatro anos após ter fundado a empresa, Pähr faleceu, aos 70 anos. A viúva, Kunigunde Pähr, continua a gerir a empresa com o apoio da filha comum, Edeltraut.
-
1945
1945
A grande oportunidade para o grande estrategista
Quando em março de 1945 ocorre um bombardeamento devastador, uma grande parte do edifício da SEW, como que por milagre, é poupada.
O fim da guerra anuncia também a hora da personalidade mais marcante da ainda jovem SEW: Ernst Blickle. Em agosto de 1945, o filho de um agricultor nascido nos Alpes suábios assume a direção da empresa até aí nas mãos da sogra, Kunigunde Pähr.
Até ter chegado à direção, o antigo oficial pouco contacto tivera com a vida da empresa dos sogros. No entanto, Ernst Blickle rapidamente adquire conhecimentos especializados de engenharia e desde cedo dirige a ascensão da SEW com um espírito empreendedor visionário.
-
1948
1948
Espírito empreendedor entre destroços
No início de 1948, uma grande parte da Alemanha ainda continua em destroços. Ernst Blickle, que três anos antes assumira a direção da SEW, só pensa na reconstrução. O jovem empresário pretende expandir-se. Os pavilhões da fábrica já não são suficientes para satisfazer a procura crescente de motorredutores. Assim, a dez quilómetros de distância, em Graben, lança a primeira pedra para um centro de produção de grandes dimensões com 10.000 m2.
Na sequência de um alargamento da fábrica, Ernst Blickle manda mais tarde construir também espaços sociais para os colaboradores e oficinas de aprendizagem.
Vista aérea imponente da nova fábrica
-
1960
1960
Primeiros passos no estrangeiro
Em 1960, já trabalham aproximadamente 600 colaboradores nos escritórios e pavilhões de produção em Graben e Bruchsal. Na década, de 1950 até 1960, o volume de negócios da SEW sobe de 1,4 milhões de marcos para aproximadamente 20 milhões de marcos.
Bem-vindo à SEW USOCOME
Além do sistema de distribuição no norte, centro e sul da Alemanha, a primeira afiliada no estrangeiro também contribui para esta subida astronómica. Assim, em 1960, sob o nome de SEW USOCOME, abre a primeira afiliada no estrangeiro, em Haguenau, na Alsácia.
-
1965
1965
O sistema modular, ao qual pertencem os motorredutoresd
Nos anos 60 surge uma nova mentalidade empreendedora, o marketing. A tese desta doutrina de gestão: a orientação consistente de toda a empresa para as necessidades do mercado. Uma abordagem que Ernst Blickle já viveu com a SEW. As necessidades do mercado eram redutores que satisfizessem os requisitos específicos dos diversos setores e processos de produção da indústria. Até à data, tais combinações de motor/redutor específicas do cliente só eram utilizadas com custos extremamente elevados.
A solução chamou-se modularidade: um sistema modular de redutores e motores possíveis de combinar de forma flexível e vantajosa em termos de custos.
Foi possível aplicar este sistema modular também idealmente numa produção industrial em série com reduzido custo unitário. Isto significou organizar a produção o mais centralizadamente possível, em poucas fábricas e com elevado número de unidades.
-
1968
1968
Descanso para o crescimento
A ideia do sistema modular foi genial. Em breve se tratou de a espalhar pelo mundo.
Nova Iorque, Rio, Tóquio? Não. Em 1968, a fábrica de montagem em Jönköping, na Suécia, abre as portas. Rainer e Jürgen Blickle ainda hoje se lembram do acampamento de férias e do momento em que o pai, Ernst Blickle, disse que "aqui, exatamente aqui", em Jönköping, iria construir uma nova localização da SEW.
Ainda nesse ano, a expansão europeia da empresa chega a Itália. Dois pequenos escritórios em Milão e Bolonha estão da origem da "permanência da SEW" na Bella Italia.
Na pista da Scotland Yard. A partir de 1969, a SEW não resolve quaisquer crimes mas sim questões globais da tecnologia de acionamentos nas instalações dos escritórios de uma antiga esquadra de Normanton, Inglaterra.
-
1971
1971
Welcome, Bienvenue e Benvenuto SEW-EURODRIVE
A fábrica italiana da SEW-EURODRIVE em Limbiate, 1969. Os escritórios e o pavilhão de montagem têm de ser alargados 1,5 vezes para poderem satisfazer a procura crescente.
Por toda a parte na Europa as filiais da SEW registam sucessos significativos e crescem continuamente. Por esta razão, em 1971, Ernst Blickle dá claramente um passo importante para a fama da empresa média regional: O nascimento da SEW-EURODRIVE.
-
1973
1973
Cresce em conjunto o que pertence ao conjunto
Em 1973, a imprensa regional anuncia: "As negociações foram bem-sucedidas."
SEW-EURODRIVE EURODRIVE adquire a sua importante concorrente dos anos do pós-guerra, a empresa Obermoser, de Bruchsal. Diretamente nas proximidades da SEW, a empresa especializada em motorredutores fabrica acionamentos diretos, motores para refrigeradores e redutores de parafuso sem-fim. Numa segunda fábrica em Miesbach, na Baviera, a Obermoser produzia motores elétricos. Já antes da crise petrolífera e da recessão que se lhe seguiu em 1973/74, a empresa vivia uma situação de instabilidade. Na sequência da aquisição, o programa de produção da Obermoser é ajustado e distribuído pelas três fábricas da SEW em Haguenau, Graben e Bruchsal.
Crescimento saudável, mesmo em tempos difíceis
A aquisição da Obermoser AG reforça a posição da SEW-EURODRIVE na concorrência crescente à escala global.
-
1975
1975
Acionamento global com espírito pioneiro
A expansão internacional da empresa continua. A partir do hemisfério sul, em 1975 começa a descoberta do continente americano. Em Guarulhos, no centro industrial de São Paulo, a SEW DO BRASIL Motores-Redutores LTDA acolhe o negócio. Em 1977, Rainer Blickle transfere a residência para o Brasil. No local, continua a expandir a fábrica e pouco tempo depois assume a direção.
-
1983
1983
Os filhos como pais fundadores
Seis anos após a colocação da fábrica em funcionamento no Brasil, em 1983 a SEW-EURODRIVE atravessa a fronteira também para os Estados Unidos. Em Lyman, na Carolina do Sul, é assinado o Ato Constitutivo da afiliada norte-americana SEW-EURODRIVE INC..
-
1987
1987
O fim de uma era, a continuação de uma história de sucesso
Ao longo de quatro décadas, Ernst Blickle transforma uma pequena empresa média familiar de Bruchsal numa empresa de projeção global: SEW-EURODRIVE.
A morte de Ernst Blickle em julho de 1986 marca também o fim de uma era de empreendedorismo. Visionários do pós-guerra que tomara nas mãos as rédeas da economia alemã para as tirarem dos destroços.
O legado de uma história de sucesso. A morte do grande patriarca da empresa deixa um vazio que é necessário preencher. Em 1987, Rainer e Jürgen Blickle encarregam-se dessa tarefa em conjunto, na qualidade de sócios-gerentes do grupo SEW-EURODRIVE. Antes disso, Rainer Blickle dirigiu dez anos a SEW-EURODRIVE do Brasil. Por seu lado, o irmão, Jürgen, esteve no Canadá a trabalhar para a empresa.
-
1990
1990
Seguindo as pegadas do pai e dando novos passos
Tal pai, tal filho ou, neste caso, tais filhos. Porque Rainer und Jürgen Blickle impulsionam o desenvolvimento da empresa com novas ideias e uma perspetiva visionária.
Exemplo disso é a aquisição de uma participação maioritária na Pfeffer & Partner Getriebebau GmbH, em 1990. Outro exemplo do crescimento contínuo é também a fundação da SEW-EUROCOME S.A., uma afiliada da SEW-USOCOME em Forbach, no leste da França, em 1992.
-
1994
1994
Acionamento para inovação - inovação de novos acionamentos
Evolução com a engrenagem em aço: Com a série de motorredutores SPIROPLAN®, em 1994, a SEW-EURODRIVE prova mais uma vez a sua força inovadora. A engrenagem na combinação aço-aço e as relações de engrenamento do dente específicas dos robustos motorredutores angulares são responsáveis por uma aparência apelativa e pelo entusiasmo que a série suscitou no mercado quando foi apresentada.
Em 1994, a SEW-EURODRIVE conquista outro continentet. A cidade portuária chinesa de Tianjin, com a fundação da nova afiliada SEW-EURODRIVE Co, Ltd, desde cedo se torna no eixo central de todas as atividades no país do dragão. A capital da Finlândia, Helsínquia, assinala outro ponto SEW-EURODRIVE no mapa mundo. A aquisição de uma participação na Santasalo Ltd. reforça também a expansão no norte da Europa.
-
1995
1995
A indicar o caminho para o futuro da engenharia de acionamentos
O lançamento no mercado da sétima série de redutores inovadores foi recebido com o mesmo entusiasmo já granjeado um ano antes pelo lançamento da série de motorredutores angularesr SPIROPLAN®.
1995 é também o ano da restruturação do grupo empresarial. Surgem sociedades Holding e sociedades de gestão em Roterdão e uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada em Bruchsal. O crescimento mantém-se e atinge o ponto mais alto em 1999 com a construção e a colocação em funcionamento da nova unidade de produção de componentes eletrónicos em Bruchsal. Um ano depois, esta já se encontra no lugar mais alto do pódio na luta pelo título de "Melhor fábrica do ano 2000".
-
2003
2003
Milénio, mil milhões, colaboradores
O novo milénio começa para a SEW-EURODRIVE com tanto sucesso como terminou o último. Em 2003, o volume de negócios da empresa ultrapassa pela primeira vez a marca dos mil milhões de euros. No mesmo ano, abre também as portas o Centro de Inovação Ernst Blickle (EBIC) em Bruchsal. A construção em vidro de inspiração futurista com área adjacente para testes e ensaios passa a ser a central mundial de controlo de todos os trabalhos de investigação e desenvolvimento da SEW-EURODRIVE. A nova construção é uma homenagem à atividade inovadora e visionária de Ernst Blickle enquanto diretor da empresa e dispõe de espaço para 400 postos de trabalho.
Em 2004 termina outra fase de construção, e em Graben Neudorf abre o Service Competence Center da Região Centro. Na sequência da abertura do Competence Center, a SEW-EURODRIVE apresenta também o Complete Drive Service CDS®. Um sistema modular de serviços de excelência, que se estabelece como um serviço feito à medida das necessidades individuais dos clientes.
-
2006
2006
75 anos sempre em movimentos
Para umas autênticas bodas de jóia da coroa, uma festa real. Em 20 de maio de 2006, assim se entrou no pátio do castelo de Bruchsal para celebrar os 75 anos da SEW. O balanço até hoje: 11 fábricas de produção e 58 de montagem, bem como distribuidores e representações em 44 países.
Boas recordações e imagens bonitas
Enquanto alguns ainda vivem em nostalgia, na SEW-EURODRIVE já se está com os dois pés no futuro: Na DriveAcademy®, o Instituto de Formação central da SEW-EURODRIVE para clientes, os colaboradores da empresa e a próxima geração de colaboradores qualificados. Até hoje, as salas de formação da DriveAcademy® em Bruchsal, Garbsen, Meerane e Langenfeld têm sido instituições de formação profissional complementar e de aperfeiçoamento com uma elevada taxa de frequência.
-
2008
2008
O alicerce para uma nova Série de redutores industriais
Em 2008 é lançada a primeira pedra para a produção visionária de redutores industriais em Bruchsal. A nova unidade de produção foi especialmente concebida para o fabrico de redutores planetários da Série P, bem como para os. recentemente desenvolvidos redutores industriais da Série X. Os redutores de engrenagens helicoidais e os redutores cónicos de engrenagens helicoidais da Série X alargam o programa da SEW-EURODRIVE e satisfazem as necessidades mundiais de redutores de grandes dimensões robustos e de binário elevado na área da tecnologia de transporte de materiais a granel e produtos embalados, bem como de máquinas de processo de grandes dimensões.
-
2010
2010
Grandes redutores, grande futuro
Abertura da fábrica de redutores de grandes dimensões em Bruchsall. À data, o maior estaleiro do estado de Baden-Württemberg transformou-se em menos de 2 anos numa imponente paisagem de produção.
O proprietário e sócio-gerente da SEW-EURODRIVE, Rainer Blickle, e o Primeiro-Ministro regional Stefan Mappus colocam juntos a nova fábrica em funcionamento. O pontapé de saída para a produção de redutores industriais de grandes dimensões para a utilização em portos, na exploração mineira ou em moinhos de cimento.
O projeto de 100 milhões de euros estende-se por uma área construída de 60.000 m2 e estabelece novos padrões de referência em termos de sustentabilidade: aprox. 145.000 kWh é o rendimento do sistema fotovoltaico instalado na cobertura.
-