Rainer Blickle nasceu a 16 de julho de 1947 em Heidelberg, Alemanha, e cresceu na sede da Süddeutsche Elektromotorenwerke em Durlacher Straße, Bruchsal. Estudou Arquitetura e Engenharia Mecânica. Em 1975 mudou-se para o Brasil em nome da SEW-EURODRIVE e iniciou a implantação da unidade de produção da SEW do Brasil, em Guarulhos, S. P. Após o falecimento de seu pai Ernst Blickle, em 1987, regressou à Alemanha onde assumiu a função de Sócio-Gerente do Grupo SEW até à sua reforma deste cargo, em 2013.
Durante este período supervisionou a implantação da fábrica de eletrónica, do Ernst Blickle Innovation Center (EBIC), da DriveAcademy® e da Fábrica de Redutores Industriais, em Bruchsal, entre outras, bem como muitos outros estabelecimentos de montagem em todo o mundo. Sob a sua supervisão a empresa evoluiu de um volume ed vendas no valor de 409 milhões de marcos (1982) para mais de 2,5 bilhões de euros (2013). Enquanto a SEW-EURODRIVE tinha somente 4.648 Colaboradores, em 1987, em 2013 este total atingia já os 15.500.
Rainer Blickle recebeu o “Federal Cross of Merit, First Class”, da República Federal da Alemanha, foi Vice-Presidente da Câmara de Indústria e Comércio de Karlsruhe e foi membro do Conselho de Administração da Associação dos Fabricantes Elétricos e Eletrónicos Alemães (Zentralverband der Elektrotechnik- und Elektronikindustrie, ZVEI e.V.), em Frankfurt. Foi, ainda, membro do Conselho de Administração da Südwestmetall Baden-Württemberg, Presidente do Conselho de Administração da Südwestmetall - Grupo Regional Karlsruhe, Presidente do Conselho de Administração da Fundação SEW-EURODRIVE, e estava também comprometido com diversos instituições sociais e culturais. Entre outras áreas, apoiou particularmente os jovens; por exemplo, iniciou a Bruchsal Educational Foundation (Bruchsaler Bildungsstiftung), que apoia a educação em escolas, a ciência e a investigação.