Automação para a indústria automóvel

MAXOLUTION® é sinónimo de soluções modernas e eficientes, máxima flexibilidade, bem como um fluxo de produção suave. Um portfólio abrangente de serviços e ferramentas complementa o conceito de automação personalizado. Graças à nossa vasta experiência e sucesso mundial, entendemos todos os requisitos de automação – incluindo as suas próprias necessidades.

Sistema de monotrilho eletrificado

Sistema de monotrilho eletrificado de cor laranja

Os nossos sistemas de monotrilho eletrificado suportam transporte eficiente em vários níveis na indústria automóvel e ajudam a fornecer elevadas taxas de produtividade.

Skillet

Os nossos skillets são a solução ideal para plataformas de montagem contínua e sincronizada com mesas elevatórias automatizadas.

Sistema de pista de chão

Sistema de trilhos de piso cinza com tecnologia de acionamento vermelho

Os sistemas de trilhos de piso são sistemas de transporte baseados em solo usados na indústria automotiva para transporte de paletes flexíveis.

Auxiliares de montagem

Auxiliares de montagem

Oferecemos um assistente de montagem específico para a aplicação especialmente para a indústria automóvel que pode acomodar até 1.400 kg.

Ferramentas para a indústria automóvel

MOVIVISION

As nossas ferramentas MAXOLUTION® oferecem soluções de software inovadoras e inteligentes para a indústria automóvel.

Serviços MAXOLUTION® para a indústria automóvel

Os nossos serviços MAXOLUTION® para a indústria automóvel garantem que as suas necessidades sejam atendidas com a máxima eficiência e garantem o sucesso dos seus projetos.

Vasta experiência e projetos de sucesso em todo o mundo

Temos 15 anos de experiência em automação para a indústria automóvel. Os nossos especialistas compartilham os seus conhecimentos especializados e técnicos da indústria em todo o mundo e já concluíram muitos projetos.

Por que os processos de produção de automóveis estão a ser automatizados?

A indústria automóvel alemã investe grandes somas em pesquisa e desenvolvimento de veículos, ofertas de mobilidade e conceitos de produção flexíveis. As grandes questões para o futuro incluem tudo, desde o desenvolvimento contínuo de acionamentos tradicionais e combustíveis alternativos até a expansão da mobilidade elétrica, a revolução digital nos automóveis e a direção automatizada.

Mas se o consumidor optar por um veículo personalizado, um sistema elétrico, híbrido, gasolina, diesel ou hidrogénio, uma e-bike, motocicleta, carro, caminhão, veículo comercial ou táxi aéreo; seja o transporte de sua escolha autôónomo, controlado por um humano ou um modelo de compartilhamento – na verdade, seja qual for a mobilidade do presente e do futuro – ele ainda precisa ser construído de forma eficiente. A indústria automóvel é um dos setores que já utiliza amplamente a automação na produção e manufatura. A produção de automóveis e a automação há muito andam de mãos dadas – e com razão, já que a indústria automóvel é muito dinâmica e exige um alto grau de flexibilidade na produção. A automação e as soluções inteligentes associadas maximizam a produtividade e o desempenho, além de permitir que as empresas alcancem a lucratividade e a competitividade de que precisam para enfrentar a crescente concorrência global. Somente os fabricantes que já estão colocando em prática a Indústria 4.0, a produção orientada por dados e a fabricação em rede digital serão capazes de suportar a pressão desse cenário competitivo.

Como a automação beneficia a indústria automóvel?

Imagem SEW

Instalações de produção inteligentes e os sistemas de logística flexíveis correspondentes permitem linhas de produção de automóveis suficientemente dinâmicas, que podem ser adaptadas rapidamente e reagir com flexibilidade à crescente demanda por variantes de modelo. A automação na indústria automóvel, portanto, beneficia os fabricantes de automóveis em um nível económico em primeiro lugar. Além de aumentar a eficiência, a tecnologia de automação também permite a produção em lotes de apenas um. Além disso, ajuda a melhorar os padrões de saúde dos colabordaores. Robots industriais e veículos guiados automaticamente (AGVs) dão suporte aos colabordaores e aliviam-nos de muitas tarefas fisicamente exigentes, garantindo assim que recursos valiosos possam ser usados com eficiência.

Como será a produção de automóveis do futuro?

Imagem SEW

É difícil imaginar o futuro da produção automobilística sem primeiro pensar em instalações de produção totalmente automatizadas equipadas com robots que se movem por células de produção flexíveis. No entanto, à medida que a digitalização avança na produção de automóveis, os fabricantes de automóveis do futuro precisarão de muito mais do que apenas robots:

1) De trabalhador a jogador – pelo menos é assim que algumas partes deste mundo profissional em mudança podem ser descritas. É claro que isso não se aplica a todos, mas, quando se trata das áreas em que a Indústria 4.0 e o mundo real do trabalho se cruzam, é bastante preciso. Cada vez mais ferramentas digitais estão entrando na produção, ajudando os trabalhadores de montagem e transformando as linhas de produção em sistemas de produção flexíveis e dinâmicos.

2) Os motoristas podem escolher entre diferentes formas de corpo, dependendo do que gostam e como vão usar o veículo. Em muitas fábricas, as "estratégias de plataforma" são a base da produção eficiente. Isso não vai mudar tão cedo, mas o que vai mudar é o quão inteligentemente a célula de produção individual é conectada à próxima estação de processamento. Isso significa que as células de produção podem ser adaptadas com mais facilidade e de forma mais focada aos requisitos que estão mudando cada vez mais rapidamente.

3) Os sistemas de assistência autónomos conectam os processos individuais de produção e montagem dentro da fábrica inteligente. Eles têm inteligência de enxame ou servem como bancadas de trabalho móveis, inteligentes e ergonómicas. Mas eles também usam um sistema de monotrilho eletrificado para conectar as etapas necessárias para concluir um pedido. Uma coisa que todos eles têm em comum é que são os sistemas ciberfísicos que contêm todos os dados relevantes.

4) A digitalização e o compartilhamento de dados oferecem grande potencial para processos logísticos de ponta. Quando fabricantes e fornecedores integram novas tecnologias de forma eficaz, os dados associados ao processo de pedido, status de entrega, status de processamento e processos de pagamento são trocados de forma transparente. Quando usados ​​corretamente, os dados ajudam a criar uma cadeia de suprimentos em rede flexível. Isso torna o transporte mais eficiente, económico e ainda mais atraente para os clientes. As plataformas digitais ajudam a coordenar oferta e demanda quase em tempo real. Sistemas de veículos guiados automatizados e rastreamento e rastreamento precisos estão desempenhando um papel cada vez mais importante nos processos de logística automotiva.

5) A realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) ajudam a reduzir significativamente a fase de inicialização de plantas recém-construídas ou reformadas. A RVpermite que os funcionários verifiquem e otimizem suas novas estações de trabalho e processos antes mesmo de uma única estação de trabalho ser construída. Após a conclusão do trabalho na planta nova/reformada, a realidade aumentada ajuda os funcionários a colocar em prática novos processos, pois as informações e instruções apropriadas são exibidas diretamente em seu campo de visão.

6) Os dados são gerados por meio da rede ponta a ponta de todos os componentes, desde o inversor até a tecnologia de controle. Os dados são então armazenados em plataformas como a própria nuvem da empresa. Declarações podem ser feitas sobre status reais e desvios deles com a ajuda de algoritmos especiais ou usando IA(inteligência artificial) ou aprendizado de máquina. Isso estabelece uma base para fazer previsões como parte da manutenção preditiva e planejar os tempos de inatividade relacionados ao serviço.